O Garuda Linux é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux, consequentemente recebe atualizações constantes mantendo tudo teoricamente atualizado.
Um dos objetivos do Garuda é fornecer uma experiência de usuário diferenciada, com uma interface gráfica “bonita e elegante”.
Veja no vídeo a seguir uma análise do Garuda Linux:
Um dos recursos interessantes é o uso do Btrfs como sistema de arquivos padrão, que é um sistema de arquivos moderno que oferece várias vantagens, como integridade de dados, instantâneos e suporte a compressão. O Btrfs é excelente para criar snapshots ou pontos de restauração do sistema. Através do Snapper o sistema já cria automaticamente pontos de restauração a cada atualização do sistema, facilitando a recuperação em caso de alguma quebra do sistema.
O Garuda traz uma série de ferramentas por padrão que normalmente não encontramos em outras distribuições, como o Garuda Assistant, Garuda Settings Manager, Garuda Network Assistant, Garuda Boot Options, Setup Assistant e o Garuda Gamer.
Como “loja de aplicativos” o sistema traz o Octopi um gerenciador de pacotes estilo Synaptic que pode não agradar usuários leigos ou iniciantes.
Em termos de aplicativos pré-instalados diferentes temos um controlador de fan, Core Control para controle de perfis de desempenho, Kompare para comparar arquivos, vários jogos básicos, OpenRGB e o Firedragon um navegados web.
O Garuda possui versões com vários ambientes desktop e window manager como: KDE, Gnome, Cinnamon, Xfce, Mate, LXQT, Wayfire, Sway, i3WM e Qtile.
Muitos usuários consideram o Garuda como a distribuição focada em jogos e apesar de ter utilitários que facilitam as instalações, vale ressaltar que em teoria qualquer distribuição pode ser usada para esta finalidade e se considerarmos “facilidades” o RegataOS seria até mais indicado.
Caso você queira baixar e testar o Garuda Linux segue abaixo o link.