O Deepin 23 Beta marca mais uma etapa do processo de desenvolvimento, que já passou pelas fases de preview, alfa e alfa 2, e agora está se aproximando do lançamento final. Nesta fase, o sistema entra no estágio de ajustes e polimentos, especialmente em relação à compatibilidade de aplicativos.
É importante ressaltar que o Deepin 23 trará grandes modificações nesta distribuição desenvolvida na China. Desde a reformulação do ambiente de trabalho, que passou por grandes mudanças, até a inclusão de um novo formato de pacotes chamado linglong.
Podemos perceber até agora que teremos um sistema completamente renovado, que utilizou muito do feedback e contribuições da comunidade, não apenas para correções, mas também para inovações.
Veja no vídeo a seguir as novidades do Deepin 23 Beta:
DDE (Deepin Desktop Environment) O ambiente de trabalho, conhecido como DDE, recebeu algumas novas características notáveis, tais como:
- Suporte para receber atualizações do sistema com base em fontes de teste.
- Adição de novos avatares em 2D, 3D e de animais para as contas de usuário.
- Otimização do plugin do sistema na barra de tarefas, deixando de exibir ícones desnecessários.
- Adição de suporte ao Wayland.
- Melhorias na troca e ajustes dos temas da área de trabalho.

O terminal também recebeu algumas melhorias, incluindo o uso da tecla de atalho F11 para exibir o terminal em tela cheia e o suporte para ajustar o tamanho do texto usando a combinação de teclas CTRL + roda do mouse.
A versão beta inclui duas opções de kernel no instalador: a versão 5.15 e a versão 6.1, que foi adicionada nesta versão. Se você for testar o sistema, é recomendado instalar com o kernel na versão 6.1, que é mais recente e possui melhorias na compatibilidade de hardware.
Para aqueles que estão utilizando a versão 20 do Deepin, mais especificamente as versões 20.8 e 20.9, será possível fazer o download da “ferramenta de atualização do Deepin” através da loja de aplicativos. Essa ferramenta permitirá migrar seu sistema para a versão 23. Vale lembrar que a versão 23 ainda é uma versão beta, portanto não é aconselhável utilizá-la em ambientes de produção. De acordo com as notas de lançamento, a ferramenta detectará automaticamente a versão atual e as opções de atualizações disponíveis.

Um dos pontos destacados do Deepin é sua Central de Controle, onde todas as configurações são categorizadas de forma clara e com opções que facilitam muito a personalização do sistema. Com os recentes ajustes e polimentos, tudo ficou mais coeso, o que ajudará usuários de todos os níveis a deixarem o sistema do jeito que desejam.
Para aqueles que desejam conferir todas as alterações, correções e pontos que serão ajustados antes do lançamento final, basta acessar o changelog da versão para obter mais detalhes.
Valeu e até a próxima!