Existem várias formas de montarmos nosso ambiente servidor de desenvolvimento no linux, seja através da instalação do apache, php e mysql através de pacotes da nossa distribuição, por container através do docker e ainda usando o pacote completo da ApacheFriends o Xampp.
O Xampp possui versões para Linux, MacOS e Windows, nesse vídeo eu vou mostrar a instalação no Linux com três dicas no final que podem facilitar sua vida no ambiente do Pinguim.
Você pode seguir o artigo ou vídeo abaixo:
Para baixar o pacote do Xampp basta acessar o site www.apachefriends.org.
Logo na página inicial ele já exibe opções de download com o PHP 8.1, se você quiser instalar com outra versão do PHP basta clicar em Download no menu para ver as outras opções disponíveis.
Depois de baixar do pacote de sua preferência precisamos alterar a permissão do pacote de instalação. Então abra o terminal vá até a pasta onde o pacote foi baixado e digite o comando:
sudo chmod +x nome_do_pacotePermissões dadas, entre com o seguinte comando para iniciar o processo de instalação:
sudo ./nome_do_pacoteDepois de concluída a instalação podemos verificar através do painel do gerenciador do Xampp se o apache já está rodando.
Podemos testar ainda através do navegador entrando com o endereço http://localhost.
Dica 1 – Atalho para o Gerenciador
Por padrão a instalação do Xampp não cria um atalho do gerenciador no menu e abrir gerenciador ou iniciar os serviços pelo terminal muitas vezes não é o ideal, então vamos criar um atalho do gerenciador.
Pelo terminal acesse:
cd .local/share/applicationsAgora crie um novo arquivo:
sudo touch xampp.desktopEm seguida edite o arquivo:
sudo nano xampp.desktopEntre com os seguintes parâmetros:
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=XAMPP Control Panel
Comment=Start and Stop XAMPP
Exec=sudo /opt/lampp/manager-linux-x64.run
Icon=/opt/lampp/htdocs/favicon.ico
Categories=Development
Type=Application
Terminal=trueDica 2 – PHP do Xampp como padrão do sistema
Em algumas situações precisamos executar comandos usando o PHP, como por exemplo para quem desenvolve usando o Laravel e executa os comandos php artisan.
Caso não tenha o PHP instalado no seu linux, use o comando php -v para confirmar, podemos usar o PHP instalado no pacote do Xampp para ser o padrão do sistema.
É muito simples basta criarmos um link simbólico para o PHP da nossa instalação do Xampp, para tanto entre com este comando:
sudo ln -s /opt/lampp/bin/php /usr/bin/phpAgora se entrarmos novamente com o comando php -v o sistema irá exibir qual versão do PHP está rodando no sistema.
Dica 3 – Alterar caminho da pasta htdocs
O caminho padrão da pasta onde realizamos o deploy ou publicação dos sites é um pouco chato de ser manipulado. Fica em /opt/lampp/htdocs.
Podemos alterar esse caminho seguindo os seguintes passos:
1) Pare o serviço do Apache
2) Crie uma pasta na home do usuário, Ex.: www
3) Edite os arquivos de configuração do Apache:
sudo nano /opt/lampp/apache2/conf/httpd.confAltere o caminho em Directory para o caminho da sua pasta, Ex.: /home/nome_do_usuário/www
Agora altere o segundo arquivo:
sudo nano /opt/lampp/etc/httpd.confProcure pelas linhas User Daemon e Group Daemon e altere para o seu usuário e grupo, Ex.: User johndoe e Group johndoe.
Em seguida procure pela linha DocumentRoot e Directory altere o caminho para Ex.: /home/nome_do_usuário/www
Inicie o apache e teste no seu navegador. Se sua pasta estiver vazia o navegador deve exibir um resultado idêntico a imagem abaixo:
Pronto agora seu ambiente servidor de desenvolvimento já está devidamente configurado.
Valeu e até a próxima!